Este é um questionamento comum entre as pessoas: o que a bíblia fala sobre sonhos? Ao contrário do que a Bíblia diz sobre sonhar com mortos, o tema “sonhos” aparece bastante na Bíblia e tem seus significados bem explicados. Abaixo você vai entender mais detalhes sobre o assunto. Boa leitura!

Afinal, o que a Bíblia fala sobre sonhos?

Na Bíblia, há que os sonhos podem ser um meio utilizado por Deus para falar com as pessoas. Vemos que, além de fazer com que algumas pessoas sonhassem, Deus deu a alguns a capacidade de interpretar os sonhos. Algo que ocorreu, por exemplo, com José em Gênesis, capítulo 41. Veja um trecho:

“O faraó disse a José: “Tive um sonho que ninguém consegue interpretar. Mas ouvi falar que você, ao ouvir um sonho, é capaz de interpretá-lo.

Então o faraó contou o sonho a José: “Sonhei que estava em pé, à beira do Nilo, 18 quando saíram do rio sete vacas, belas e gordas, que começaram a pastar entre os juncos. Depois saíram outras sete, raquíticas, muito feias e magras. Nunca vi vacas tão feias em toda a terra do Egito.  As vacas magras e feias comeram as sete vacas gordas que tinham aparecido primeiro. 21 Mesmo depois de havê-las comido, não parecia que o tivessem feito, pois continuavam tão magras como antes. Então acordei.

Depois tive outro sonho. Vi sete espigas de cereal, cheias e boas, que cresciam num mesmo pé. Depois delas, brotaram outras sete, murchas e mirradas, ressequidas pelo vento leste. As espigas magras engoliram as sete espigas boas.

É exatamente como eu disse ao faraó: Deus mostrou ao faraó aquilo que ele vai fazer. Sete anos de muita fartura estão para vir sobre toda a terra do Egito, mas depois virão sete anos de fome. Então todo o tempo de fartura será esquecido, pois a fome arruinará a terra.”

Aqui estão mais algumas das principais passagens sobre o que a Bíblia diz sobre sonhos

  1. Sonhos como mensagens de Deus: Na Bíblia, os sonhos são frequentemente vistos como uma forma pela qual Deus se comunica com as pessoas. Um exemplo disso é o sonho de José, filho de Jacó, que interpretou os sonhos do faraó do Egito como um aviso divino sobre uma futura fome.
  2. Advertências contra a adivinhação: A Bíblia também contém advertências contra a prática de usar os sonhos como forma de adivinhação ou previsão do futuro. O livro de Deuteronômio, por exemplo, diz que Deus não quer que seu povo siga “adivinhos, encantadores, intérpretes de presságios, feiticeiros ou magos”.
  3. A interpretação de sonhos: Alguns personagens bíblicos, como José (citado acima) e Daniel, foram famosos por sua habilidade em interpretar sonhos. Na verdade, Daniel interpretou os sonhos de Nabucodonosor, o rei da Babilônia, que acabou aceitando o Deus de Israel como o verdadeiro Deus.
  4. Sonhos como reflexo da psique humana: Finalmente, a Bíblia sugere que os sonhos podem refletir a psique humana. O livro de Eclesiastes, por exemplo, diz que “quando há muitos sonhos, há também muita futilidade”. Isso pode ser entendido como um reconhecimento de que muitos sonhos não têm nenhum significado especial, mas são simplesmente o resultado do trabalho do nosso subconsciente enquanto dormimos.

Em resumo, a Bíblia considera os sonhos como uma forma de comunicação divina, mas também adverte contra o uso deles para previsão do futuro ou adivinhação. Além disso, alguns personagens bíblicos eram conhecidos por sua habilidade em interpretar sonhos, e a Bíblia sugere que os sonhos podem refletir a psique humana.

Deus usa sonhos com 3 propósitos

Agora que você já sabe o que a Bíblia diz sobre sonhos, podemos falar sobre como Deus usa os sonhos com as pessoas. Basicamente, os sonhos possuem 3 propósitos:

  • dar indicações e alertar, como acontece em Mateus 2:12;
  • revelar uma profecia, como aconteceu com o caso de José que você viu anteriormente, em Gênesis 40:41;
  • encorajar uma pessoa ou um grupo de pessoas, como acontece em Juízes 7:13-15.

Porém, vale ressaltar que você precisa ter muito cuidado com os seus sonhos. Não acredite que todos eles são dados por Deus, porque não são. Os sonhos normais, geralmente, são apenas resultado da nossa imaginação e nossas memórias.

Quando uma pessoa tem um sonho incomum, o recomendado é que ela ore para que Deus possa dar entendimento sobre o sonho. Ela pode também falar com líderes ou com pessoas maduras espiritualmente.

Vale lembrar ainda que se um sonho é enviado por Deus e é de Deus, ele não vai contra os ensinamentos que há na Bíblia.

Agora você já sabe o que a Bíblia diz sobre sonhos. Tenha cuidado ao interpretá-los para que você não tome decisões erradas com base no que sonhou, combinado?

Gostou deste texto? Então, compartilhe-o nas redes sociais com seus amigos e familiares.